segunda-feira, 24 de novembro de 2008

René Magritte


René Magritte nasceu em Lessines, Bélgica, no dia 21 de Novembro de 1898, filho caçula de Léopold Magritte. Em 1912, sua mãe cometeu suicídio por afogamento no rio Sambre. Magritte estava presente quando o corpo de sua mãe foi retirado das águas do rio.
Em 1916, ingressou na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas, onde estudou por dois anos. Foi durante esse período que ele conheceu Georgette Berger, com quem se casou em 1922. Trabalhou em uma fábrica de papel de Parede, e foi designer de cartazes e anúncios até 1926, quando um contrato com a Galerie la Centaure, na capital belga, fez da pintura sua principal atividade. Nesse mesmo ano, Magritte produziu sua primeira pintura surrealista, Le jockey perdu, tendo sua primeira exposição apresentada no ano seguinte. René Magritte praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou imitando a vanguarda, mas precisava realmente de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Chirico.


Algumas obras:

Salvador Dalí






Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech nasceu em 11 de maio de 1904, na cidade espanhola de Figueres Catalunha. Foi um dos mais importantes artistas plásticos pintor e escultor surrealistas da Espanha.
Dalí ,desde pequinino demonstrou interesse pelas artes plásticas. No ano de 1921, entrou para a Escola de Belas Artes de São Fernando, localizada na cidade de Madri. Porém, em 1926, foi expulso desta instituição, pois afirmava que ninguém era suficientemente competente para o avaliar.Dali morreu na cidade de Figueres, em 23 de janeiro de 1989, de pneumonia e parada cardíaca.


Algumas obras:


segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Joan Miró i Ferrà


Joan Miró i Ferrà nasceu em Barcelona no dia 20 de abril de 1893 e faleceu em Palma de Maiorca no dia 25 de dezembro de 1983. Foi um importante escultor e pintor surrealista catalão.
Quando jovem, frequentou a Escola de Belas-Artes da capital catalã e a Academia de Gali. Em 1919, depois de completar os seus estudos, visitou Paris, onde entrou em contacto com as tendências modernistas como os fauvismo e dadaísmo.Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obras Interiores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata.





Algumas obras :



segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Jackson Pollock

Jackson Pollock, nasceu em Cody, Wyoming, Estados Unidos da América, no dia 28 de Janeiro de 1912 e faleceu no dia 11 de Agosto de 1956 foi um importande pintor dos Estados Unidos da América e referência no movimento do expressionismo abstrato.
Pollock morreu em Cody, no estado de Wyoming. Começou seus estudos em Los Angeles e depois mudou-se para Nova Iorque. Desenvolveu uma técnica de pintura, criada por Max Ernst, o 'dripping' (gotejamento), na qual respingava a tinta sobre suas imensas telas; os pingos escorriam formando traços harmoniosos e pareciam entrelaçar-se na superfície da tela. O quadro "UM" é um exemplo dessa técnica. Pintava com a tela colocada no chão para sentir-se dentro do quadro. Pollock parte do zero, do pingo de tinta que deixa cair na tela elabora uma obra de arte. Além de deixar de lado o cavalete, Pollock também não mais usa pinturas.

Algumas obras:



Se queres ser como o Jackson Pollock clica nesta imagem e diverte-te!!!





Sandro Botticelli



Alessandro di Mariano Filipepi, mais conhecido como Sandro Botticelli nasceu em Florença, dia 1 de março de 1445 e faleceu no dia 17 de maio de 1510, foi um pintor italiano da Escola Florentin no começo do Renascimento. Sua vida foi narrada na obra Vite (traduzida como "As Vidas dos Artistas"), de Giorgio Vasari. Sua arte foi influenciada por artistas importantes, como Fra Filippo Lippi e Antonio Pollaiuolo. Sua póstuma reputação sofreu atrasado até o século XIX; deste então seu trabalho tem sido analisado como uma grande representação da linha estética das primeiras pinturas do Renascimento, e O Nascimento de Vênus, assim como Pri
mavera, agora conhecidas entre as obras-primas da arte
florentina.

Algumas obras:









Diego Velásquez

Diego Rodríguez de Silva y Velázquez nasceu em Sevilha, 6 de junho de 1599 e morreu em Madrid, 6 de Agosto de 1660 foi um pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe IV de Espanha.
Filho de um advogado de nobre ascendência portuguesa, Velázquez levou o prenome do avô paterno que, em 1581, deixou Portugal (era originário do Porto) para instalar-se com sua esposa em Sevilha. Sua mãe era de origem sevilhana. Foi um artista tecnicamente formidável, e na opinião de muitos críticos de arte, insuperável pintor de retratos.



Algumas obras :